CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA

 

 

CONSULTE O NOVO WEBSITE DA JUNTA DE FREGUESIA:

https://www.uf-centrohistoricodeevora.pt/

 

 

 

 

 

ATIVIDADE DA JUNTA DE FREGUESIA

  

Venham lá os Santos 2022

Arraial Popular

Venham lá os Santos 2022

Entre 9 e 11 de junho de 2022, a Junta de Freguesia do Centro Histórico, os restaurantes da Alcárcova de Baixo e da Praça do Giraldo, e a Sociedade Harmonia Eborense uniram-se para trazer a alegria de um arraial popular ao Centro Histórico de Évora. A escuridão da noite, habitualmente sentida na Praça do Giraldo, deu lugar às pessoas, às luzes, aos enfeites e à música, com um cartaz feito essencialmente com artistas locais e permitindo que estes pudessem tocar na “sala nobre” do nosso tecido urbano. 

As opiniões, largamente positivas, marcaram esta iniciativa inovadora na nossa praça. O Centro Histórico mostrou que também é lugar para festas populares e que isso dignifica a vivência no nosso espaço monumental. Trazer animação ao espaço público valoriza este lugar que foi marcado, durante os últimos séculos, pelo rebuliço da vida urbana que acolheu, e acolhe, diferentes realidades sociais. Foi neste sentido que a União das Freguesias de Évora (Junta de Freguesia do Centro Histórico de Évora) inscreveu no seu plano de atividades para este ano a realização deste evento.

A União das Freguesias de Évora vem por isso agradecer a todos os que aceitaram o nosso desafio para realizar o “Venham lá os Santos”, bem como a todos aqueles que se juntaram a festa!

Aproveitámos o lançamento do evento para aprofundar todos os aspetos que consideramos que devem ser aprimorados e, no próximo ano, de certo que será ainda melhor. Para tal contamos consigo e convidamos todos a acompanhar o trabalho que vamos desenvolvendo ao longo do ano, para que o nosso Centro Histórico seja um espaço cada vez melhor.

 

Manutenção do mobiliário urbano

 

No início deste mandato autárquico a União das Freguesias de Évora - São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão passou a ter uma preocupação acrescida com a manutenção do espaço público, o que levou a que se efetivasse a delegação de competências no âmbito da manutenção do mobiliário urbano do Centro Histórico de Évora. Para tal, tem sido necessário adquirir máquinas e ferramentas, que a Junta de Freguesia não tinha, o que representa um investimento que terá repercussão direta no bem estar dos fregueses, que verão o seu mobiliário urbano bem cuidado.

É um investimento no espaço público que se estabelece de acordo com as possibilidades técnicas e operacionais da Junta de Freguesia e que se sentirá, de forma constante, ao longo do mandato.

Ficamos felizes por participar ativamente no bem estar dos nossos fregueses e por lhes possibilitar um espaço público digno.
Trabalhamos diariamente para que a junta de freguesia se capacite com novas valências para poder assumir mais competências no futuro.

Deixamos algumas fotografias do antes e depois de uma das intervenções recentes, esta no Largo da Porta de Moura.

 

Oferta de cabazes de Natal

Apoiar os fregueses mais necessitados é um dos desígnios deste executivo, por forma a atenuar algumas das dificuldades que estas pessoas enfrentam diariamente.
Ontem, numa ação de proximidade, entregámos cabazes de natal, compostos por bens alimentares essenciais, a pessoas previamente sinalizadas por entidades de cariz social.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação Pão e Paz, das Servas da Santa Igreja, da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Mamede e da Real Irmandade de N. Sra. da Saúde, a quem agradecemos a colaboração.
Muito agradecemos também às trabalhadoras da cantina da Escola de São Mamede e à Teresa Soares que, de forma voluntariosa, se juntaram a nós.
Uma palavra de apreço para os funcionários da Junta de Freguesia que tornaram este projeto possível e que diariamente trabalham connosco para servirmos cada vez melhor os nossos fregueses.
Todos os sorrisos com que fomos presenteados ontem mostram o quão importante é estarmos próximos das pessoas. E é próximo das pessoas que iremos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

 

A Junta de Freguesia distribuíu livros aos alunos da Escola Básica de S. Mamede.

   

O executivo da União das Freguesias de Évora, representado pelo seu presidente Francisco Branco de Brito e pela vogal Raquel Maudslay, ofereceu hoje um livro a cada aluno da Escola Básica de S. Mamede. Esta oferta surge no âmbito da política de incentivo à leitura que terá brevemente outras iniciativas direcionadas para a população residente no Centro Histórico de Évora.
Agradecemos a forma carinhosa e amável como a comunidade escolar recebe sempre a Junta de Freguesia.
A União das Freguesias de Évora coopera diariamente com a Escola Básica de S. Mamede, ao abrigo dos autos de transferência de competências, para que este seja um espaço cada vez melhor para todos.

 

 

 

Projeto Repara – Oficina Social

O projeto tem como objetivo criar uma resposta para efetuar pequenas reparações no domicilio de pessoas com carências físicas e/ou económicas, moradores das freguesias urbanas de Évora

Ler mais >>

 

 

 

 

 

 

A intervenção no espaço publico tem sido uma das principais estratégias da junta de Freguesia do Centro Histórico de Évora

A intervenção no espaço publico tem sido uma das principais estratégias da junta de Freguesia do Centro Histórico de Évora, que desta vez avançou para mais uma intervenção num espaço onde há muito se sentia a necessidade de intervir.

Ler mais >>

 

 

limpezas

 

Abril também foi mês de operações de limpeza no Centro Histórico de Évora. Novo veículo elétrico da freguesia do Centro Histórico em operação.

Fazendo desde logo parte do plano e programa estratégico da Junta de Freguesia do Centro Histórico de Évora para o presente mandato, entrou em funcionamento, durante o mês de abril, a valência de higienização da viatura elétrica de trabalho, recentemente adquirida por esta junta de freguesia, que servirá as várias ações de apoio às populações da freguesia e que está equipada com equipamento próprio de lavagem. Particularmente importante neste momento da pandemia COVID-19, este equipamento operado por um funcionário da junta de freguesia, também devidamente equipado para o efeito, tem atuado ao longo deste mês de abril, particularmente na higienização dos contentores da cidade. O mesmo equipamento tem servido para outras ações, no âmbito das atividades regulares da junta de freguesia, do projeto REPARA, de assistência ao domicílio e para outras ações no espaço urbano da cidade.

Prometemos e cumprimos. Temos agora uma cidade ainda mais limpa. 

 

 

r serpa pinto chafariz   

NA NOSSA CIDADE

Chafariz da Rua Serpa Pinto, antiga Rua de Alconchel, recentemente recuperado. Localizado no início da rua, para quem desce da Praça do Giraldo, inserido na fachada lateral da Igreja de Santo Antão, este chafariz terá sido construído na época da construção do atual Aqueduto, em 1531, afim de aproveitar as suas águas. É Classificado como Monumento Nacional desde 1910.

 

IMI, folheto de divulgação

Junta de freguesia associa-se à luta pelo cumprimento da lei no Centro Histórico de Évora

A União de Freguesia de Évora tem desde sempre e em todas as ocasiões demonstrado o seu profundo desagrado pelo abuso sistemático do Estado e da Autoridade Tributária sobre a matéria da aplicação da isenção do pagamento de IMI a todos os proprietários de imóveis situados em centros históricos classificados pela UNESCO, contrariando a LEI, a Assembleia da República, a Constituição da República e agora, até o Supremo Tribunal Administrativo. 

Ler mais >>

 

 

INFORMAÇÃO:

tarifa social

Ler mais >>

 

 

Câmara Municipal e Juntas de Freguesia Urbanas lançam campanha de sensibilização para a recolha de dejetos caninos

Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a Uniões de Freguesia de Bacelo-Senhora da Saúde, Malagueira-Horta das Figueiras e Centro Histórico de Évora, irá ser lançada uma campanha de sensibilização contra o abandono de dejetos caninos..

Ler mais >>

  

 

REPARA – Oficina Social

Uma aposta das Uniões das Freguesias Urbanas de Évora

Desde março que as Uniões de Freguesias de Évora (Centro Histórico), Bacelo e Senhora da Saúde e Malagueira e Horta das Figueiras, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, disponibilizam uma nova resposta social através da execução de pequenas reparações no domicílio dos moradores destas freguesias.

Ler mais >>