campanha de dejetos

Câmara Municipal e Juntas de Freguesia Urbanas lançam campanha de sensibilização para a recolha de dejetos caninos

Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a Uniões de Freguesia de Bacelo-Senhora da Saúde, Malagueira-Horta das Figueiras e Centro Histórico de Évora, irá ser lançada uma campanha de sensibilização contra o abandono de dejetos caninos em espaço público denominada “Não envergonhe o seu cão, apanhe o cocó do chão”.

Esta campanha, que tem o seu lançamento oficial no dia Mundial do Ambiente (5 de junho), pelas 17h00, no Palácio D. Manuel, visa promover uma cultura de “dono responsável” e sensibilizar a população, e em particular os donos dos animais, para a problemática dos dejetos caninos, consciencializando os donos para a necessidade de remover do espaço público os dejetos dos seus animais, a bem da saúde de todos, da qualidade de vida no espaço público e da sã convivência entre animais e pessoas.

Esta campanha teve origem num trabalho continuado de cooperação entre as Uniões de Freguesia Urbanas e as escolas que integram o programa Eco-Escolas, no âmbito do qual, se identificou como problemática a questão dos dejetos caninos em espaços públicos e se lançou às escolas o desafio de discutir este problema, incentivando os alunos a produzir materiais que apelassem à mudança de atitude e a práticas de cidadania e respeito pelo ambiente. 

Para além da abordagem do problema junto da comunidade educativa, através da realização de trabalhos com crianças e jovens, a campanha será sustentada com a aquisição, por parte das Juntas de Freguesia, de papeleiras com dispensadores de sacos, que serão colocadas em locais estratégicos, como zonas verdes, envolvente das escolas e zonas habitacionais com maior concentração de munícipes com canídeos.

A Campanha “Não envergonhe o seu cão, apanhe o cocó do chão” será ainda sustentada por uma animação curta, produzida com desenhos de crianças e versos de uma poetisa popular, com mensagem de sensibilização para a problemática.