Uniões de Freguesias Urbanas e Câmara Municipal de Évora reúnem com produtores locais

No passado dia 30 de setembro, as Uniões de Freguesias Urbanas (Malagueira e Horta das Figueiras, Bacelo e Sr.ª da Saúde e Évora - centro histórico) e a Câmara Municipal de Évora reuniram com os produtores hortícolas e frutícolas do concelho de Évora.

O encontro, promovido pela Trilho - Associação de Desenvolvimento Rural, teve lugar na Junta de Freguesia do Bacelo e procurou fazer o balanço do projeto de abastecimento de produtos hortícolas e frutícolas às primeiras "escolas piloto" (EB Rossio, EB S. Mamede, EB Horta Figueiras, EB Bairro de Almeirim, EB e JI Cruz Picada, EB Bairro da Câmara, EB Heróis do Ultramar e JI Garcia de Resende).

O encontro permitiu também preparar o novo ano letivo, auscultar as necessidades de adaptação e/ou correção necessárias ao nível das ementas praticadas, dos processos administrativos e contabilísticos, bem como avaliar o alargamento do projeto a outros estabelecimentos de ensino/educação, à semelhança do que já sucedeu no ano letivo transato, com o projeto a expandir-se para as EB e JI de S. Sebastião Giesteira, EB e JI de Valverde, EB e JI de Azaruja, JI S. Miguel Machede, EB e JI de Canaviais e EB e JI de Nª Sra. Machede.

É importante relembrar que, para facilitar este processo, a Câmara Municipal de Évora implementou uma nova "Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica", procurando corresponder aos princípios da dieta mediterrânica, à sazonalidade dos produtos e à oferta dos produtores locais.

Na fase atual, procura-se avaliar o seu impacto juntos dos produtores locais, das cozinheiras, das juntas freguesias e dos alunos. Deste encontro transpareceu a ideia geral da importância do projeto para a sustentabilidade económica e ambiental no concelho, das vantagens ao nível da qualidade dos produtos e do potencial de replicabilidade em outros contextos.