Cantos de Janeiras

Depois de mais uma edição dos Cantos de Janeiras que teve lugar nas freguesias do Centro Histórico de Évora, Bacelo, Senhora da Saúde, Canaviais, Malagueira e Horta das Figueiras durante a tarde e a noite do dia 6 de Janeiro o Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António recebeu, dia 30 de Janeiro, uma reunião de balanço com todos os grupos que participaram na iniciativa.

Os Cantos de Janeiras contaram com atuações de 20 grupos corais, polifónicos e instrumentais do concelho de Évora que foram agora também convidados a participar nesta reunião de debate e balanço organizada pela Câmara Municipal de Évora e pelas Uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), de Bacelo e Senhora da Saúde e de Malagueira e Horta das Figueiras. Esta iniciativa compreendeu atuações nos Bairros António Sérgio, do Bacelo, dos Canaviais, da Cartuxa, da Casinha, Frei Aleixo, da Horta das Figueiras, Malagueira, de Santo António, da Senhora da Saúde, da Torregela mas também no Degebe, no Louredo e ainda no Centro Histórico, nomeadamente nas ruas Miguel Bombarda, da República, nos largos de S. Vicente, de Avis, no Jardim das Canas e, no fim, a partir das 20 horas todos os grupos envolvidos cantaram as Janeiras na Praça do Sertório.

Naquela reunião todos os que desejaram usaram da palavra e contribuíram com a sua opinião a fim de melhorar mais ainda aquela iniciativa que pretende manter vivas as tradições culturais alentejanas. O balanço da iniciativa é claramente positivo e consubstancia a solidez deste evento cultural que marca o concelho de Évora. Neste encontro ficou também claro o compromisso dos grupos participantes em estar presentes em mais iniciativas deste tipo.

Esta reunião de balanço contou com o apoio do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António e da ARISA (Associação de Reformados e Idosos de Santo António) que, terminado o debate, se encarregou de servir vários petiscos e rematados por uma tradicional sopa de tomate.

Os Cantos de Janeiras contaram com atuações em 21 locais levadas a cabo pelas Cantadeiras da ARPIFSS, Cantadeiras de S. Miguel e Cantadores “Os Marchantes”, Coral Évora, Corué, Eborae Mvsica, Grupo Amigos de Guadalupe, Grupo Cantares de Évora, Grupo Coral “Os Amigos do Cante” da A.R.P.I.F.H.F., Grupo Coral da AHRIE, Grupo Coral da Casa do Povo dos Canaviais, Vento Suão, Grupo Coral do Centro de Convívio da CME, Grupo Coral Instrumental "As Estrelas A.R.I.F.M", Grupo Coral S. Brás do Regedouro, Orquestra Filarmónica “Liberalitas Julia”, Pastores do Alentejo, Vozes do Alentejo, Vozes do Imaginário e Grupo Instrumental de Acordeões da ARPIC.