Évora tem um novo programa de animação cultural para o verão

Com abertura prevista para dia 16 de julho, 'Évora à calma' é o nome do programa que, de 16 de julho e até setembro, apresenta um leque diversificado de propostas animadoras que vão da fotografia à escultura, do cinema às marionetas, das palavras contadas à música. O Évora à Calma propõe ainda aos residentes e visitantes de Évora o contacto com expressões e criadores predominantemente locais.

A fruição do espaço público ao longo de todo o território urbano de Évora, a sua valorização por via do encontro com as artes na rua, é um dos principais objetivos do Município que em articulação com as três Uniões de freguesia urbanas de Évora assegura a organização e promoção do novo programa de Verão em Évora.

O envolvimento de criadores e de outros agentes culturais da cidade e da região numa programação estruturada pelas raízes da cultura alentejana contemporânea, e simultaneamente interessada em novos trilhos, é outro propósito assumido pela organização.

A denominação escolhida para este programa -Évora à calma - pretende refletir essa matriz de origem. É um verso de um dos temas popularizados pelo cante alentejano, “Ceifeira, linda ceifeira” e transporta em si uma das marcas mais fortes do Alentejo neste período do ano: a calma equivalente ao calor do sol.

Estando Évora a comemorar 30 anos da sua classificação como Património Mundial, não esquece este Verão o elogio a esse outro património reconhecido que é o Cante, mas não hesita em espraiar-se por um leque muito alargado de expressões e estilos de arte em espaço público, em busca de sintonias com a contemporaneidade e vanguarda. É para esta procura que se convocam manifestações de arte na rua, durante todo o Verão.

Em fase de ultimação, a imagem de "Évora à calma" e o programa da primeira quinzena estarão disponíveis nos meios de comunicação da cidade muito brevemente.

Para já fica o anúncio de um dia de abertura repleto de atividades que começam no Centro Histórico e evoluem durante todo o dia pelos espaços das freguesias da Malagueira, Horta das Figueiras, Bacêlo e Srª da Saúde, sábado, 16 de Julho de 2016